sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Casa Masson

A Pêndula Misteriosa

Embora hoje a relojoaria esteja sediada em outro ponto da cidade, o relógio da Casa Masson ainda pode ser visto na esquina onde Leopoldo Masson inaugurou seu estabelecimento em 1871. Entretanto, no princípio das suas atividades, outro relógio ficou bem mais famoso do que aquele que está fixado no prédio onde até pouco funcionou as Casas Bahia. Era a “Pêndula Misteriosa”.
O artefato, que dava nome a loja, era um relógio exposto na vitrine constituído somente por um mostrador de vidro transparente suspenso e dois ponteiros. O mecanismo que fazia o relógio funcionar era tão pequeno que foi escondido dentro do eixo dos ponteiros. Para os habitantes da provinciana Porto Alegre, o objeto era considerado uma das atrações da cidade.

Durante um período, a casa também contou com outro símbolo que ficou gravado na memória porto alegrense: a lanterna da Masson. No topo do edifício de três andares, foi instalada uma lanterna que se acendia cinco minutos antes das 20h, quando a luz se apagava e a população podia acertar seus relógios, em uma época em que não fora estabelecida a “hora certa”.
O nome do estabelecimento mudou de Pêndula Misteriosa para Masson quando o fundador afastou-se do negócio e seu sócio Reynaldo Geyer quis homenageá-lo. A relojoaria, que foi uma das precursoras do crediário em Porto Alegre, encerrou suas atividades na década de 80 devido às turbulências econômicas do período. Foi reinaugurada em 1999, com novo proprietário, no Shopping Moinhos.

Fotos: masson.com.br
Fontes: massom.com.br e Rua da Praia: um passeio no tempo, de Rafael Guimaraens

Nenhum comentário: